Curta e Compartilhe!

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
Facebook | Devocionais de Vitória Instagram | Devocionais de Vitória

CARACTERÍSTICAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS (I)

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
(22-28/03/20)
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1ª Timóteo 4.1).


Somos a igreja que professa sua crença no Espírito Santo. Sob essa crença, afirmamos que a Palavra é inspirada por ele. Assim, a Bíblia é a expressa afirmação do Espírito, sua voz. É assim que Paulo acredita. Ele, então, nos conduz a aprofundar nosso conhecimento na área da escatologia – a doutrina das últimas coisas, particularmente, aqui é chamado de “últimos tempos”. É preciso enfatizar que “os últimos tempos” não significa o “último tempo” e nem que o “último tempo” seja um curto espaço em si. Entretanto, mesmo que não seja o “fim” é sinal dele.
O que caracteriza os “últimos tempos” como sinal do “fim dos tempos”? Paulo valida a informação do Espírito Santo afirmando que, caracteristicamente, nos últimos tempos “alguns apostatarão da fé”. Perceba que Paulo não usa o termo “muitos”, mas alguns. Isso sugere que os que deixaram a fé serão reconhecidos por tal feito. Também que não é um movimento, mas uma atitude de indivíduos. Apostatar da fé é abandonar a fé ortodoxa, ou seja, a sã doutrina. Não significa um retorno à idolatria e nem uma busca pelo ateísmo. É fabricar uma fé que não mais se identifica com a doutrina apostólica e cristã.
O que leva uma pessoa a abandonar a fé em prol de uma imitação dela? Paulo sugere dois motivos. O primeiro é devido à obediência a “espíritos enganadores”, ou seja, a líderes cujo ministério tem por finalidade ludibriar as pessoas. Isso é sério! O sinal do fim dos tempos é que líderes da fé serão os que farão as pessoas se desviarem para servir a eles e as seitas cristãs por eles criadas. O segundo motivo é devido à obediência a “ensinos de demônios”. A Palavra liberta e a sã doutrina quebra os grilhões que amarram as pessoas à mentira. Quando a doutrina é falsa, a pessoa corre o risco de estar obedecendo a demônios e não a Deus. Na tentação, Jesus foi exposto à Palavra pelo diabo. Entretanto, ali estava não o ensino da Palavra, mas ensino de demônio: a Palavra usada para afrontar a vontade de Deus.
É necessário obedecer a Deus e não a pessoas. É preciso obedecer a Deus sob exortação de líderes que obedecem ao Evangelho. Será uma perda eterna não colocar limite na obediência, a ponto de deixá-la seguir a falsos pastores, líderes e deuses. Deus nos livre de tal obediência de últimos tempos!


* * *
Quando a doutrina é falsa, a pessoa corre o risco de estar obedecendo a demônios e não a Deus.

* * *

Postar um comentário

0 Comentários