Curta e Compartilhe!

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
Facebook | Devocionais de Vitória Instagram | Devocionais de Vitória

CARACTERÍSTICAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS (II)

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
(29/03/20 - 05/04/20)

“...pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência...” (1ª Timóteo 4.2).


Paulo caracteriza “os últimos tempos” como espaço onde “alguns apostarão da fé”, ou seja, deixarão a sã doutrina pela imitação dela. Essa apostasia é automotivada, mas determinada por influências de líderes. Além dos dois motivos motivadores que já relatamos, é-nos colocado pelo Autor sacro, mas um: a hipocrisia.
Considerando o sentido original da palavra, a hipocrisia é revestida de teatralidade, onde, como um ator, a pessoa finge ser algo (moral e espiritual) que não é. Ela apenas representa. Na fala de Paulo, a hipocrisia que levará a apostasia de alguns se revela através de duas características:
1. Pelo discurso mentiroso – todo discernimento é necessário. Através do discurso, muito líderes tem conquistado multidões e as arrebanhado para as suas seitas. Segundo Paulo, eles “falam mentiras”. Atente para o fato do poder da mentira em convencer. A máxima cristã é: a verdade pela verdade;
2. Pela ideologização da própria consciência – todo cuidado é pouco! O líder que atrai para sua seita tem fixação num pensamento construído. Tudo rodeia em torno dessa fixação e não se permite mais ser convencido pela verdade. Isso é o que chamamos de fechamento ideológico.
Veja o perigo! Munido dessa condição, não é por acaso que alguns são levados à apostasia da fé através de liderança hipócrita. Atente para a condição perigosa dessa liderança. Apele para o discernimento. Você seguiria alguém nessa condição? Você está seguindo alguém nessa condição?
O momento torna-se dramático. Mas é possível não se iludir com essas tramas sedutoras. Como podemos nos livrar da apostasia? Duas coisas são necessárias:
1. Mantenha o coração firme e satisfeito com a sã doutrina – o suficiente para sua salvação e para a glória de Deus foi-lhe transmitido. Então, a graça de Deus é suficiente. Nada lhe falta!
2. Apele para o poder da verdade – “nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” (2Co. 13.8). O Evangelho da graça e da glória de Deus é a verdade!
Deus proteja seu coração e mente de duvidar da sã doutrina (o Evangelho de Cristo). Deus o livre do mal!

* * *
O líder que atrai para sua seita tem fixação num pensamento construído.

* * *

Postar um comentário

0 Comentários