Curta e Compartilhe!

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
Facebook | Devocionais de Vitória Instagram | Devocionais de Vitória

CARACTERÍSTICAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS (III)

DEVOCIONAIS DE VITÓRIA
(05-11/04/20)

“...que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade” (1ª Timóteo 4.3).


É marca dos últimos tempos, segundo Paulo, que alguns apostataram da fé. Todavia, essa troca da fé verdadeira pela falsa não é automotivada, mas resultado da influência de uma liderança forjadora de seita. Agora, finalmente, veremos a última característica dessa liderança que induz à apostasia.
Marcadamente, a liderança que influencia a apostasia tem aspecto de fundamentalismo religioso. A pessoa é levada a acreditar que as exigências que se pede realmente tornam a prática da fé eficaz e garante os resultados esperados. É a velha “não toques, não proves e não manuseeis”: revestida com moralismo na área da sexualidade e de uma dieta. Por esse caminho trilhou o farisaísmo e foi condenado por Cristo. Pelo mesmo caminho segue aquele que se deixa influenciar ao absurdo da apostasia.
É necessário enfatizar como o moralismo religioso ainda é um fascínio para muitos. Se ele está presente no discurso, o aplauso é garantido. Com o moralismo religioso, o lobo facilmente se vente de ovelha e destrói o rebanho. Isso porque ainda vinculamos o moralismo com a verdadeira espiritualidade e santidade. Assim, num ato de celibato (abstinência do casamento/sexo) parece estar presente a plenitude da santidade. Quem disse que o jejuador se encontra num estágio superior aos demais cristãos?
Todo cuidado é pouco. As obras da lei do fundamentalismo religioso não conferem santidade somente pela sua prática. Que nos diga Martinho Lutero que tentou através das penitências e jejuns viver de forma agradável a Deus e mesmo assim a culpa era sentida no coração. Somente depois, descobriu que é pela fé que agradamos a Deus e dele recebemos o perdão dos pecados. Tinha início a Reforma Protestante do século XVI!
Se Deus não proibiu, quem pode vetar? Devemos dar graças a ele por cada dádiva. Se Deus criou determinada fruta para nos alimentar, como podemos dizer que é um sacrilégio comê-la?
A verdade nos liberta do fascínio do mal. Aquele que segue a verdade de Deus recebe com gratidão toda dádiva divina. Ele sabe usar a providência divina para a glória de Deus em tudo.
* * *
As obras da lei do fundamentalismo religioso não conferem santidade somente pela sua prática.
* * *

Postar um comentário

0 Comentários